Óbidos Solar: empresa assina protocolo com a Câmara de Óbidos

A Futursolutions foi uma das quatro empresas que assinou ontem, dia 26 de março, um protocolo com a Câmara Municipal de Óbidos no âmbito da segunda fase do projeto Óbidos Solar.


Óbidos
Foto: Wikipedia

Este projeto possibilita às famílias do concelho a instalação de unidades de microprodução a um custo mais baixo, suportado por um regime de concessão de 10 anos.

As unidades de microprodução estão orçadas entre os dez e os 12 mil euros, mas o investimento das famílias é de até 1000 euros mais 615 euros referentes ao registo no portal Renováveis na Hora.

Em contrapartida as empesas recebem 85% do valor da energia vendida à EDP, sendo que os restantes 15% são distribuídos às famílias durante o período de concessão. Findo esse período, as famílias passam a receber o valor total de energia vendida.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, a segunda fase do projeto conta já com 80 pré-inscrições.

Embora menos atrativo quer para as empresas quer para os particulares, devido ao decréscimo acentuado dos preços de venda de energia (dos 65 cêntimos para os 19 cêntimos praticados nos dias de hoje), a Câmara pretende mesmo assim inscrever o maior número de interessados e avançar nos próximos meses com o alargamento às unidades de miniprodução de energia.

É intenção do município avançar ainda com a instalação de unidades de miniprodução em edifícios públicos locais, estando a ser feito um levantamento dos espaços com maior potencial.

Eventos

  • NÃO HÁ NOVOS EVENTOS. +

    Subscreva a nossa newsletter e fique atento/a às novidades.
  • 1

Newsletter do Futuro

A subscrição não custa nada e a leitura também não.