Autoconsumo – Uma Escolha Inteligente!

O Autoconsumo consiste na produção e consumo da energia de forma local (na sua casa e/ou empresa), o que leva a diversos benefícios.


autoconsumo


Cada vez mais a eficiência energética é tratada como um tema central de ligação ao desenvolvimento sustentável e à comodidade. É crescente a consciencialização de que ter uma casa sustentável é um investimento com o qual, para além do retorno financeiro que provém das poupanças energéticas, se consegue ter um lar mais confortável, com amplitudes térmicas muito mais reduzidas, o que proporciona um ar mais limpo e saudável, e livre de climatizações mais agressivas.

Neste momento, e tentando apoiar-se sempre em gastos energéticos adaptados às necessidades individuais, mais responsáveis e inteligentes, o Autoconsumo, passou a ser a modalidade que mais vantagens dispõe. O Autoconsumo consiste na produção e consumo da energia de forma local, o que leva a diversos benefícios como a redução dos custos energéticos da habitação, que consequentemente leva a uma menor dependência dos comercializadores presentes neste mercado – e aos preços por si praticados, que têm vindo a conhecer significativos aumentos ao longo dos últimos anos. Ganha-se capacidade produtiva e reduz-se a dependência energética do país para com o exterior. Como a energia é produzida e consumida de forma local também existe um maior aproveitamento da energia gerada, sem as percas que se registam na energia da rede. Além disso, como tem sido vastamente divulgado em ações como a Cimeira de Paris, onde está patente a urgência em tomar medidas com vista a um futuro mais sustentável para o planeta, onde o recurso às energias verdes é uma das medidas centrais, com o fim de levar a uma descarbonização do planeta e a um meio ambiente mais limpo e saudável para nós e para os nossos filhos.

Na legislação em vigor, os sistemas de Autoconsumo são designados por Unidades de Produção para Autoconsumo ou UPAC. Estes sistemas podem utilizar uma ou mais fontes de energia, como por exemplo, solar fotovoltaico e eólico. Tendo em consideração as características do nosso país e das tecnologias existentes atualmente, a forma mais eficiente de Autoconsumo é por via de painéis fotovoltaicos.

Relativamente à potência a instalar, deve ser sempre adaptada a cada caso e tendo em consideração os consumos realizados no decorrer das horas com luz solar (quando se opta por fotovoltaico), altura para a qual se deve tentar direcionar os gastos (por exemplo das máquinas de lavar roupa e louça, etc.). É preciso ter ainda em consideração que, para não ter de pagar taxa de registo, a potência instalada da UPAC não poderá ser superior a 1,5 kW (considerando o mais comum no mercado, corresponde a 6 painéis de 250 W cada, podendo a quantidade variar conforme diferentes potências), no entanto, e preenchendo outros requisitos, é possível instalar potências bastante superiores.

No que concerne ao excedente energético que eventualmente se possa verificar, existem diversas opções que podem ser tomadas: podem ser injetados, com venda ou não, na RESP (Rede Energética de Serviço Público); podem ser direcionados para o carregamento de baterias; ou podem ser direcionados para sistemas que estejam em repouso (como climatização ou aquecimento de águas sanitárias).

Conheça os nossos Kits aqui.

Se quer saber tudo acerca do autoconsumo, e da solução que mais se adequa às suas necessidades, contacte-nos!



Eventos

  • NÃO HÁ NOVOS EVENTOS. +

    Subscreva a nossa newsletter e fique atento/a às novidades.
  • 1

Newsletter do Futuro

A subscrição não custa nada e a leitura também não.