Comissão Europeia Quer Uma Europa Mais Energética, Mais Independente e Mais limpa!
- Detalhes
- Criado em quinta-feira, 18 fevereiro 2016 16:23
Com as propostas apresentadas, a CE pretende tornar a energia na Europa mais segura, sustentável e competitiva.

Comissão Europeia apresentou na passada terça-feira dia 16 de fevereiro, um pacote de medidas de segurança energética que visam o aumento da produção energética dentro da UE, por forma a reduzir a dependência externa atual e assim, prevenir interrupções do aprovisionamento energético.
As medidas pretendem levar a uma moderação na procura da energia, na diversificação das fontes, fornecedores e vias de fornecimento, bem como fomentar o aumento da sua produção, principalmente por via das energias renováveis.
Estas propostas pretendem tornar a energia mais segura, sustentável e competitiva. Reconhece-se que é preciso gerar uma maior transparência neste mercado europeu da energia, este é visto como um importante passo nesse sentido. Isto permitirá ainda uma maior solidariedade entre os estados europeus, que levará a uma garantia de fornecimento energético dos agregados familiares e nos serviços sociais essenciais como nos cuidados de saúde.
Maroš Šefčovič, Vice-Presidente responsável pela União da Energia, declarou: «A Estratégia para a União da Energia, lançada há um ano, prometeu proporcionar a todos os europeus energia segura, sustentável e competitiva. O pacote hoje apresentado incide na segurança do aprovisionamento mas, na realidade, contempla todos os três grandes objetivos. Ao reduzir a nossa procura de energia e ao melhorar a gestão do nosso aprovisionamento a partir de fontes externas, estamos a cumprir a nossa promessa e a reforçar a estabilidade do mercado da energia da Europa.»
A comissão quer ainda caminhar no sentido de proceder à descarbonização dos edifícios e da indústria, onde a climatização representa cerca de metade do consumo da energia da UE.
Este pacote de mediadas é reflexo, e produto, das resoluções alcançadas na COP 21, a 12 de dezembro de 2015 em Paris.
Leia a press release da Comissão Europeia aqui.
Se quer começar já a seguir os conselhos desta Comissão e instalar fontes de energia renovável, contacte-nos!