Boas Festas!


Happy-Holidays

Existem várias lendas e contos que envolvem o natal e o seu misticismo.

Uma dessas lendas fala da origem de São Nicolau, que associamos atualmente na figura de um senhor de idade, de porte generoso, com longas barbas brancas, fato vermelho e que desce pelas chaminés à meia-noite do dia 25 de dezembro, deixando presentes aos meninos bem comportados, o Pai Natal.

Filho de cristãos abastados, Nicolau nasceu no séc. III em Patara, uma movimentada cidade portuária da Grécia Antiga, nas proximidades da atualmente cidade turca de Gelemis.

Conta-se, então, que Nicolau desde cedo se mostrou muito generoso para com os mais pobres, circulando várias histórias dessa mesma generosidade. Uma dessas histórias conta a ajuda que Nicolau deu a um comerciante que, estando falido e com três filhas – uma delas com idade para casar, e sem dinheiro para o dote – pensava prostituí-las. Ao saber disso, Nicolau terá mandado um saco de ouro e prata por uma janela aberta, saco que terá caído junto de meias que secavam à lareira. Com isso o comerciante conseguiu arranjar bons casamentos às filhas.

Aquando da morte do Bispo de Myra, sem saber como nomear o seu substituto, o Ansião mais velho sonhou com Deus, que lhe dizia que o novo Bispo seria o primeiro homem a entrar na Igreja no dia seguinte. Esse homem foi Nicolau e com isso se tornou Bispo de Myra.

S. Nicolau faleceu a 6 de dezembro do ano de 342, dia que originou a festa em sua homenagem, onde presentes eram distribuídos. Depois de, em 1969, este dia ter sido retirado do calendário católico, ficou associado ao dia de Natal (25 de dezembro).

A figura atual do Pai Natal, como o senhor de idade, simpático, de porte generoso, de longas barbas brancas, fato vermelho e conduzindo um trenó voador puxado por renas, que distribui os presentes na noite de natal, teve origem no Poema “Um relato da visita de S. Nicolau” do ministro episcopal Clement Clark More, publicado no Natal de 1823.

Hoje, na época de Natal, as crianças têm como tradição escrever cartas a S. Nicolau - ou Pai Natal -, onde pedem as prendas que mais desejam. Também é tradição enfeitar-se as casas com diversos adereços e iluminações natalícias, onde a árvore de natal não pode faltar. Na noite de Natal também é costume juntar-se a família para jantar e trocar presentes.

Estes hábitos levam a que muitos vejam esta como uma altura meramente consumista (veja-se o caso do mito que entretanto floresceu de que o Pai Natal teria sido inventado pela Coca-Cola, por ter sido usado pela primeira vez pela marca numa campanha publicitária em 1930, altura que não era muito conhecido, catapultando esta personagem para um nível global). Outros vêm-na como uma altura de bondade, fraternidade e generosidade para com o próximo.

Que seja este o verdadeiro espírito natalício. Boas Festas!


Eventos

  • NÃO HÁ NOVOS EVENTOS. +

    Subscreva a nossa newsletter e fique atento/a às novidades.
  • 1

Newsletter do Futuro

A subscrição não custa nada e a leitura também não.