Apple Lança Novos Programas de Energia Limpa na China
- Detalhes
- Criado em terça-feira, 10 novembro 2015 15:51
A marca, uma referência para milhões de pessoas em todo o mundo, vai promover a produção com baixas emissões de carbono e o crescimento verde.

O interesse da Apple pela energia renovável não é recente. Já foram vários os investimentos que a marca aplicou com vista a cumprir o objetivo traçado de abastecer a empresa totalmente a partir de fontes de energia verde. A título de exemplo, a companhia investiu cerca de 850 milhões de dólares na empresa First Solar, ligada ao setor solar. De referir ainda que está em curso um investimento de cerca de 2 mil milhões de dólares num centro no Arizona, que irá fornecer energia renovável a um novo Campus, que tem a ambição de ser a construção mais ‘amiga’ do ambiente da empresa.
Agora foi a vez da estrutura presente na china. A 22 de outubro último a marca anunciou dois novos programas orientados à redução da pegada de carbono deixada pelos seus parceiros nesse país do Oriente. Refere a Apple, em comunicado que, até 2020, os dois programas levarão a uma redução superior a 20 milhões de toneladas de gás de efeito estufa, o equivalente às emissões de aproximadamente 4 milhões de carros por ano.
O primeiro programa, com vista ao alcance das metas supracitadas, consiste na construção de diversos projetos de produção de energia de origem solar, que representarão cerca de 200 megawatts, sensivelmente o que gastam anualmente 265 mil casas chinesas, e que servirá para compensar os consumos da cadeia de distribuição Apple.
O segundo programa tem como fim incentivar os seus parceiros a serem mais eficientes energeticamente - reduzindo nos desperdícios -, e estimular a utilização de energias renováveis nos processos de produção dos produtos Apple. A empresa fará parcerias com fornecedores com vista à instalação de mais de 2 gigawatts de energia limpa nos próximos anos.
Tim Cook, CEO da Apple, referiu que “A mudança climatérica é um dos grandes desafios do nosso tempo, e o tempo para a ação é agora. A transição para uma nova economia verde requer inovação, ambição e propósito. Nós acreditamos apaixonadamente em deixar o mundo melhor do que o encontrámos, e temos a esperança que muitos outros fornecedores, parceiros e companhias se juntem a nós neste importante esforço”.
A Apple exibe orgulhosamente no seu site, as percentagens de energia renovável consumida pela empresa: 100% para as operações nos EUA; 100% para os centros de informação; e 87% nas operações globais.
Veja o comunicado completo aqui.
Se quiser seguir o exemplo da Apple e apostar num futuro melhor para si, para os que lhe são mais próximos e para o planeta, contacte-nos.