Uma Bateria Segura, Económica, Eficiente e Limpa para Abastecer uma Casa a Partir de Fontes Renováveis

Poderá, esta nova bateria, revolucionar o armazenamento de energia e, consequentemente, o mercado energético?


bateria-verde

Uma das principais limitações na implementação com maior sucesso das energias renováveis no mercado prende-se pela ainda pouca eficiência no seu armazenamento. Agora uma equipa composta por cientistas e engenheiros da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, está a desenvolver uma bateria com capacidade para armazenar energia proveniente de fontes intermitentes – como as obtidas a partir do sol e do vento – segura e com uma boa relação qualidade/preço, que faz com que este novo tipo de bateria seja viável não apenas para o uso residencial, como até para um uso comercial.

Já há muito tempo que se procura uma forma eficiente e viável de se conseguir armazenar a energia proveniente destas fontes renováveis. É que, apesar de abundantes, tanto o vento como sol fornecem energia de forma descontínua e imprevisível – um dia sem sol e sem vento inviabiliza uma utilização exclusiva desta energia. Isto porque, para além de limitadas e dispendiosas, as baterias existentes atualmente têm riscos no seu manuseamento, muito derivado ao facto de serem compostas por elementos tóxicos, que colocam em causa – para além da segurança – uma das principais premissas do uso das renováveis, a defesa do ambiente.

A nova bateria em desenvolvimento é constituída por compostos químicos que ocorrem na natureza de forma natural (carbono, oxigénio, nitrogénio, hidrogénio, ferro e potássio), não sendo, portanto, prejudiciais à vida em geral. Os compostos químicos são diluídos num substrato a água, permitindo realizar reações que libertam ou retém, conforme necessário, a energia.

Os elementos utilizados são abundantes e facilmente encontrados na natureza, o que faz com que esta forma de armazenamento se torne substancialmente mais económica e limpa quando comparada com o já existente.

Pode perceber melhor o funcionamento destas novas baterias neste vídeo.

Saiba mais nos artigos Science e Phys.org.



Eventos

  • NÃO HÁ NOVOS EVENTOS. +

    Subscreva a nossa newsletter e fique atento/a às novidades.
  • 1

Newsletter do Futuro

A subscrição não custa nada e a leitura também não.