BIPV - Soluções Fotovoltaicas de Integração em Edifícios

BIPV - Building-Integrated PhotoVoltaics ou Soluções Fotovoltaicas de Integração em Edifícios.


bipv-proenca-a-nova

O BIPV (Building-Integrated PhotoVoltaics ou Soluções Fotovoltaicas de Integração em Edifícios) é uma das mais promissoras técnicas de implementação da tecnologia das energias renováveis fotovoltaicas, que está disponível depois de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento. Este método permite transformar diretamente a energia vinda do sol, em energia elétrica produzida e consumida no próprio local, limitando as necessidades de compra de energia ao fornecedor enquanto protege o meio ambiente.

Como o nome sugere, esta técnica funde os mais recentes produtos Fotovoltaicos com a própria estrutura do edifício, o que permite mudar a sua ‘pele’, levando-o a adquirir uma aparência original, atraente e moderna. Além disso, os elementos Fotovoltaicos substituem outros materiais – em fachadas, janelas, telhados, etc. – por vezes até mais dispendiosos. Para além dos claros benefícios ambientais, esta solução acaba por se tornar num investimento onde se aplicam menos recursos e de onde se pode retirar maior rentabilidade.

Esta é um arquitetura promissora visto que otimiza a união da forma e do funcionamento, que aproveita e liga as possibilidades económico-energéticas do fotovoltaico à técnica adequada que convença esteticamente. Porque a verdadeira criatividade na construção é a que se ajusta às necessidades das pessoas e do meio ambiente, onde tanto a ecologia como a estética têm o foco central da atenção.

Conheça os Paços do Concelho de Proença-a-Nova, um edifício pioneiro em Portugal, com a tecnologia BIFV, num projeto Futursolutions.


Se está ou vai construir e quer fazer da sua habitação uma casa BIPV, contacte-nos!


Pode saber mais acerca deste técnica construtiva pelo guia de design WBDG, pelo site da SolarServer, ou pelo artigo do The Washington Post.

Eventos

  • NÃO HÁ NOVOS EVENTOS. +

    Subscreva a nossa newsletter e fique atento/a às novidades.
  • 1

Newsletter do Futuro

A subscrição não custa nada e a leitura também não.