2009

Ano

7

kW de Potência

67

m2 de Área

8

MWh de produção/ano

A Futursolutions é pioneira em BIPV.

Os novos paços do concelho de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, foram o primeiro edifício público a receber a tecnologia BIPV em Portugal.

O projeto

Abrangido pelo regime de microprodução, a solução de BIPV nos paços do concelho tem uma potência de 7 kW e ocupa uma área total de 67 m2. Os módulos de BIPV foram distribuídos pela fachada e pela pala de sombreamento da entrada do edifício e permitem uma produção anual de cerca de 8 MWh.


O que é o BIPV?

Building-integrated photovoltaics ou soluções fotovoltaicas de integração em edifícios são usadas para substituir soluções de fachada convencionais como metal, vidro ou revestimento cerâmico, aliando a estética à eficiência energética.
O elevado impacto visual das soluções fotovoltaicas convencionais condiciona a sua implementação em alguns edifícios. O BIPV é por isso uma solução alternativa viável pela sua fácil integração em fachadas, coberturas e balaustradas.


Quais as vantagens?

Excelente integração arquitetónica (vasto leque de cores de células fotovoltaicas).
Facilidade de dimensionamento à medida das necessidades energéticas e também da área disponível.
Impacto visual reduzido.
União entre economia e estética.
Rentabilização de ativos geralmente subaproveitados.
Controlo da luminosidade, isolamento térmico e sonoro.
Produção de energia elétrica.
Ausência de custos adicionais com estruturas de fixação.

O BIPV produz tanto quanto uma solução fotovoltaica convencional?

Dependendo das condições de orientação e sombreamento, a produção de energia proveniente das soluções BIPV pode equiparar-se à produção proveniente de soluções fotovoltaicas mais tradicionais.