‘Google’ e Descubra o Potencial do Seu Telhado!

Quantas vezes já se perguntou quanto conseguiria poupar com a adoção de energias verdes, por via de painéis fotovoltaicos, e no potencial do seu telhado? Agora já é possível saber, e para isso basta ‘googlar’! Bem, isto se morar em São Francisco, Fresno ou Boston nos Estados Unidos.


Google-e-descubra-o-potencial-do-seu-telhado

Depois de constatar que cada vez mais pessoas pesquisavam por informações relativas aos benefícios económicos advindos da instalação de Painéis Solares, o engenheiro de software Carl Elkin, do Google, lançou no dia 17 de agosto, o ‘Project Sunroof’ por forma a disponibilizar aos utilizadores uma ferramenta que lhes permita perceber a potencialidade que o seu telhado pode ter com a instalação deste tipo de energias. Para isso basta colocar a morada na plataforma e com a tecnologia que utiliza o mapeamento Google (combinando as imagens de satélite do Google Earth e os mapas do Google Maps), poderá ficar a saber quanto tempo de energia solar o seu telhado está exposto ao longo do ano, bem como perceber qual o tamanho ideal para uma instalação fotovoltaica e obter estimativas para as possíveis poupanças na conta da eletricidade advindas dessa instalação.

Para essas estimativas são consideradas, para além do número de horas de exposição solar acima referidas, a orientação do telhado, o sombreamento de árvores e edifícios, bem como padrões meteorológicos. Para obter resultados personalizados os utilizadores poderão introduzir o montante mensal típico despendido em energia da rede.

Neste momento a plataforma está numa fase experimental, mas é intenção estendê-la aos restantes Estados Unidos e a outros países.

Poderá ver o vídeo explicativo aqui.

Embora ainda não esteja disponível em Portugal, pode visitar a página do projeto aqui.

Enquanto esta ferramenta não chega a Portugal, contacte a Futursolutions e nós faremos esse estudo, mais personalizado, para si!


Eventos

  • NÃO HÁ NOVOS EVENTOS. +

    Subscreva a nossa newsletter e fique atento/a às novidades.
  • 1

Newsletter do Futuro

A subscrição não custa nada e a leitura também não.