2013

Ano

20

kW de Potência

38

MWh de produção/ano

30

% de poupança anual

Cuidar do que interessa.

Os custos energéticos são na grande maioria dos casos os grandes responsáveis pelas dificuldades financeiras das instituições particulares de solidariedade social.

O projeto de autoconsumo da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça permitiu a independência energética tão desejada pela instituição. Desta forma, a Santa Casa passou a preocupar-se com o que realmente interessa: com os seus utentes.


O projeto

Este projeto de autoconsumo consiste num conjunto de cinco seguidores solares, compostos por 100 painéis fotovoltaicos, com uma potência instalada de 20 kW.

Por se tratarem de seguidores solares, a eficiência será cerca de 35% a 45% superior a uma estrutura fixa, pelo que a produção anual sobe para cerca de 38 MWh.


Quais as vantagens?

Mais eficiência e economia (independência energética).
Poupanças de cerca de 30%.
Mais sustentabilidade.
Menos despesas.
Incremento da notoriedade e obtenção de prestígio junto da comunidade local, por ser impulsionadora de energias renováveis na região.

Devo optar pelo autoconsumo?

Depende do caso. As tarifas de venda de energia desceram substancialmente em 2014, mas o regime geral de microprodução - mais indicado para as habitações - continua apelativo.

No caso das empresas, os regimes de venda de energia de miniprodução conduzem a uma amortização muito mais lenta. Ainda que o investimento inicial seja maior, o autoconsumo é bem mais vantajoso que a miniprodução.