Com esta redução prevê-se o aumento da competitividade das energias renováveis, principalmente das energias solar e eólica.


bateries


A informação é nos dada pelo Conselho Mundial de Energia (World Energy Council) pelo seu relatório Fontes Globais de Energia (World Energy Resources – E-storage: Shifting from cost to value wind and solar applications).

É já vastamente reconhecido que um dos maiores obstáculos à afirmação das energias renováveis, advém das suas características de produção intermitente (a energia solar só é captada durante o dia, a energia eólica apenas quando há vento, etc.), até ao momento adicionar baterias aos sistemas, a não ser em situações pontuais, não tem sido equacionado devido aos preços muito elevados que tornam inviável essa solução.

Neste momento, devido às percas dos sistemas por serem muito grandes e de ser muita a distância entre o local que se produz a energia e o local de consumo, e pela necessidade de fornecer energia nos momentos de pico de consumo, a capacidade de produção tem de ser muito maior que o consumo médio. O armazenamento poderia acabar com esse problema pois as energias de fontes renováveis têm a possibilidade de produzir e consumir no mesmo local.

Agora, segundo informa o relatório do referido organismo, os custos dos sistemas de armazenamento elétrico poderão baixar cerca de 70% até 2030.

Esta redução lavará ao aumento da competitividade das energias renováveis, sendo previsível que as mais beneficiadas sejam as fontes de energia solar e eólica. Com a maior disponibilidade para a energia verde, esta pode ir substituindo as energias fosseis e assim aumentar a qualidade do ambiente, podendo ser a chave para um futuro mais sustentável.

Leia o relatório oficial do Conselho Mundial de Energia aqui.

Mas não espere até as baterias terem um preço mais competitivo, instale um sistema de autoconsumo, comece já a poupar e adapte depois as baterias. Para saber mais acerca do autoconsumo, contacte-nos!



Eventos

  • NÃO HÁ NOVOS EVENTOS. +

    Subscreva a nossa newsletter e fique atento/a às novidades.
  • 1

Newsletter do Futuro

A subscrição não custa nada e a leitura também não.