As Plantas Podem Fazer Ainda Mais Por Si do que ‘Apenas’ Fazê-lo Respirar… Podem Dar-lhe Luz!

As plantas já são seres essenciais ao ecossistema, servindo de alimento, renovando o oxigénio e dando perfume e cor à vida. Agora descobriu-se que essa cor pode ser ainda mais brilhante.


plantalampada


Da Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) do Perú, chega-nos a história de um sistema que consiste numa bateria que aproveita a libertação de nutrientes das plantas durante o processo da fotossíntese, convertendo-os em energia. A ‘Plantalâmpada’, como é denominada, gera diariamente cerca de duas horas de energia, que alimenta uma lâmpada LED de alta eficiência e baixo consumo.

Este sistema de energia alternativa renovável e limpa, pode ser uma oportunidade extraordinária para enfrentar os problemas energéticos sentidos nos sítios mais longínquos e pobres do planeta. A nível económico também se podem encontrar grandes oportunidades, isto porque existe a possibilidade de ‘prolongar’ as horas de luz do dia, o que pode permitir aumentar o número de horas de trabalho e dinamizar a economia, bem como permitir que as crianças tenham mais tempo para estudar.


A “Plantalâmpada” funciona da seguinte forma:



Veja o vídeo que explica a importância que este sistema pode vir a ter, principalmente em zonas mais remotas:



Eventos

  • NÃO HÁ NOVOS EVENTOS. +

    Subscreva a nossa newsletter e fique atento/a às novidades.
  • 1

Newsletter do Futuro

A subscrição não custa nada e a leitura também não.